domingo, 10 de janeiro de 2021

Local da queda de uma aeronave Zeppelin encontrada na Polônia, um século depois de ter acontecido


Há mais de um século, a então jovem República Popular da Ucrânia da Ucrânia enviou um avião Zeppelin Staaken em uma missão secreta. O avião estava carregado de objetos de valor e transportava dois passageiros além da tripulação. Misteriosamente, a aeronave caiu na Silésia, no sudoeste da Polônia.

O acidente do Zeppelin foi descrito como o primeiro desastre aéreo a ocorrer na Europa Central. O local do acidente permaneceu envolto em mistério até que um grupo de exploradores localizou o local do acidente perto de Racibórz.

Esta foi uma época turbulenta na história da Europa Central, com nacionalistas ucranianos lutando contra os bolcheviques para criar seu próprio estado independente, a República de Weimar cresceu com o Reich alemão e a Polônia declarou sua independência. Isso incitou separatistas de etnia polonesa a começar a agitar para que a Silésia fosse transferida da República de Weimar para a nova nação da Polônia.

O cockpit bastante básico do Staaken.
O cockpit bastante básico do Staaken.

Em 4 de agosto de 1919, o Zeppelin decolou em seu voo malfadado de Breslau com destino a Kamieniec Podolski na Ucrânia.

Este Zeppelin era um enorme biplano, rivalizando com as Fortaleza Voadoras da Segunda Guerra Mundialno tamanho. Era um bombardeiro de madeira construído durante a Primeira Guerra Mundial pelos alemães e movido por cinco motores. Este vôo condenado carregava moedas de ouro e prata e notas especialmente impressas na Alemanha para o recém-proclamado Estado da República Popular da Ucrânia Ocidental. Este tesouro foi vital para o novo estado continuar sua luta pela independência.

O Zeppelin Staaken tinha um tamanho monstruoso para a época.
O Zeppelin Staaken tinha um tamanho monstruoso para a época.

As notícias da época são confusas. Um relato afirmou que os moradores locais ouviram uma explosão e viram um piloto saltar da cabine, mas ele morreu quando caiu no chão porque seu pára-quedas não abriu.

Outros relatos afirmam que a tripulação jogou os baús de moedas e as notas ao mar em uma tentativa desesperada de tornar a aeronave mais leve e mantê-la no ar. Isso foi em vão, e o avião caiu, matando todos a bordo.

A causa do acidente foi um mistério, pois toda a tripulação era composta por aviadores experientes que haviam voado em bombardeios sobre a França durante a Primeira Guerra Mundial. Um dos passageiros do avião era um oficial ucraniano, Dmytro Witowski, comandante da Revolta ucraniana.

Um relatório sugeriu que o avião havia sido abatido por insurgentes da Silésia, mas essa teoria não foi comprovada.

As notas de banco ucranianas recém-impressas teriam pouco valor para ninguém. Ainda assim, as moedas de ouro e prata teriam sido um objetivo atraente para qualquer pessoa, especialmente os insurgentes que precisavam de dinheiro para manter sua luta.

O avião caiu no então território alemão, então oficiais alemães chegaram ao local e recolheram os corpos e partes da aeronave que restaram.

A placa com o nome do Zeppelin removeu qualquer dúvida de que eles haviam encontrado o local do acidente.  Imagem de Śląska Grupa Eksploracyjna / Facebook.
A placa com o nome do Zeppelin removeu qualquer dúvida de que eles haviam encontrado o local do acidente. Imagem de Śląska Grupa Eksploracyjna / Facebook.

Com o passar dos anos, a floresta lentamente reivindicou o local do acidente e sua localização foi se apagando da memória. As árvores cresceram e suas raízes romperam o resto do plano que estava no chão.

Parecia que o acidente seria relegado a um conto histórico até que um historiador local Henryk Postawka publicou alguns artigos na imprensa local afirmando que ele tinha certeza da localização do acidente.

Esses artigos chamaram a atenção do Grupo de Exploração da Silésia. Em entrevista à TFN, Piotr Konarski disse que o uso de relatórios e outras pesquisas reduziu a área para cerca de 70 hectares.

Uma das peças encontradas da aeronave destruída.  Imagem de Śląska Grupa Eksploracyjna / Facebook.
Uma das peças encontradas da aeronave destruída. Imagem de Śląska Grupa Eksploracyjna / Facebook.

Fazendo uma busca, eles lentamente estreitaram a área de busca até encontrar um pouco de alumínio derretido no topo de uma pequena colina. Essa foi a primeira indicação de que eles estavam no lugar certo.

O próximo a aparecer era um botão com letras cirílicas. Os pesquisadores têm certeza de que pertencia a um dos passageiros. Pouco tempo depois, eles encontraram placas de um tanque de óleo e uma bússola. Em uma das placas, havia uma inscrição, “'Zeppelin-Werke GmbH Staaken”, um ponteiro definitivo mostrando que o grupo havia encontrado o local da queda do Zeppelin.

Eles podem ter encontrado o local do acidente, mas muitas das perguntas originais permanecem. Por que o avião caiu? Onde está o tesouro que estava a bordo?

Outro artigo nosso: pesquisadores quase concluíram a escavação do navio Viking na Noruega

Talvez com o tempo, isso seja respondido, mas por enquanto, os itens encontrados no local do acidente serão exibidos em um museu local.

 traducido de https://www.warhistoryonline.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

armas da primeira guerra mundial

Uma história épica de como A Primeira Guerra Mundial mudou a cara das batalhas para sempre. Foi uma guerra de “primeiras vezes”, uma guerra ...